This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
O curso de português como língua de herança tem como objetivo transmitir a língua e cultura brasileira para as crianças,
sendo elas filhos de brasileiros que moram em outros países.
Geralmente os pais querem que seus filhos aprendam português para eles não se distanciarem dos familiares, para que não deixem de lado as suas raízes.
As aulas de português como língua de herança vão fazer com que os alunos interajam e aprendam de uma forma mais dinâmica, mais investigativa, bordando assuntos como cultura e diversidade, língua e cultura, identidade cultural, o que é ser um imigrante, culinária, clima, música.
Fazendo o aluno pesquisar e entender a diferença de cada país, assim as crianças vão ao longo do ensino entendendo as razões e as ações de cada povo.
A Diversidade
O Brasil é um país muito diversificado, em que a cultura é muito rica e existem muitas variações linguísticas.
Assim, o ensino de LH vai fazer com que essas crianças que crescem imersas em culturas diferentes da dos pais, comecem a compreender melhor a dinâmica da família e a respeitar as diferenças.
A metodologia
A metodologia de ensino é baseada em conceito de plurilinguismo, bilinguismo, interculturalidade, ensino/aprendizagem, conceito de imagem e representação cultural, discurso e conhecimento linguísticos.
Através desses conceitos vamos abordar diversos assuntos, através de textos, diálogos, jogos, músicas.
Desempenho
Será avaliado durante o curso o empenho, o desenvolvimento nas atividades, as investigações feitas, o discurso oral e a produção de atividades ao longo do curso.
Ensinar língua de herança é muito mais que ensinar um novo idioma, é ensinar a língua do afeto familiar, é estimular o lado emocional , cultural e fazer com que o aluno não se distancie de suas origens.
Português como Língua Extranjeira ou Como Língua Adicional
Nesse formato de apresentação os cursos são fornecidos de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR)
Como o ensino e aprendizagem está relacionado al aluno, ao qual aprenderá um novo idioma.
Cabe à instituição e aos professores identificar a melhor forma de trabalhar os conteúdos e incluso adaptar- los se necessário.
Em principio se realiza uma avaliação para reconhecer qual o nível de conhecimento e contato com outros idiomas.
Para nossos cursos usamos materiais de alta qualidade para o ensino de português.
Desse modo, podem ser utilizados na preparação para a apresentação dos exames oficiais de proficiência no idioma.
Nesse caso exitem dois: CELPE e CELPE-Bras.
Níveis
Utilizador Elementar
A1 Nível de iniciação:
É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas.
Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem.
Podendo comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
A2 Nível elementar:
É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante).
De comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.
Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
Utilizador Independente
B1 Nível limiar ou intermédio:
É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.).
Sendo, capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo.
E de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal.
Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
B2 Nível vantagem ou pós-intermédio:
É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
Comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte.
Exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades
Utilizador Proficiente
C1 Nível de autonomia ou avançado:
É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.
De se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. Usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
C2 Nível de maestria ou proficiente:
É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê.
Resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente.
Podendo expressar-se espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.
Para cada um dos níveis o QECR descreve o que o estudante é capaz de realizar em termos das competências de leitura, compreensão oral, produção oral e escrita.
Cursos:
- Em grupo (máx. 6 alunos por turma).
- Individual.
- Personalizados de em função da necessidade do aluno, seja por trabalho, estudos, negócios ou viagens.
Assim, nossos alunos dispõem de uma plataforma especifica, onde terão acesso aos mais diversos materiais e ferramentas que guiará o seu desenvolvimento no decorrer do período de estudo.
Todos os cursos, conta também com aulas diretas com o professor por vídeo conferência.